sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Iº Encontro de Conta-Causos
“Causos gauchescos são histórias curtas, divertidas, inventadas e inverossímeis que fazem parte da cultura gaúcha tradicional.”
 
Promoção e realização: Biblioteca Lucilia Minssen e Casa de Cultura Mario Quintana.
Data de realização: 15 de setembro          Horário: 19h às 21h
Local: Teatro Carlos Carvalho - 2º andar CCMQ  
 
Apresentação do Evento:
Promover no mês de setembro junto as comemorações da Semana Farroupilha um evento com apresentações de Causos de Galpão acompanhados de musica gauchesca e  rodas de chimarrão.
Objetivo:
O Encontro  tem como objetivo promover, difundir e divulgar  talentos, contribuindo para o intercambio entre CTGS, MTG e instituições culturais do Estado RS, oferecendo dentro da Casa de Cultura um evento  para comunidade tendo como destaque  o convívio artístico gaúcho, oportunizando também uma   integração  com os  visitantes que estarão presentes  na cidade de Porto Alegre para os Festejos Farroupilha,  onde o publico poderá  se divertir  e relembrar  algumas historias pitorescas  através dos Conta Causos,  historias da tradição dos bolichos e galpões, onde gaúchos reunidos contavam suas proezas e feitos. 
Proposta:
O Iº Encontro de Conta-Causos consiste em  apresentações  de 10 “Causos de galpão” com  Roda de chimarrão e Música gauchesca.
A Biblioteca elaborou um regulamento para inscrição dos interessados, havendo mais de 10 pessoas será realizado uma seleção pela comissão do evento. Será confeccionado um convite e/ou folder com a programação e nome dos participantes para divulgação.   
 
REGULAMENTO
Preâmbulo: O Iº Encontro de Conta-Causos tem como objetivo promover no mês de setembro a Semana Farroupilha, tradicional evento da cultura gaúcha, um encontro  na Casa de Cultura Mario Quintana, com a tradicional  roda de chimarrão onde o publico irá se divertir com os  contos de “causos de galpão”.
Artigo 1º - O evento é uma realização da Biblioteca Lucília Minssen em parceria com a Casa de Cultura Mario Quintana ,  instituições da Secretaria de Estado da Cultura.
Parágrafo único: Poderão participar do Iº Encontro de Conta-Causos todos os interessados que já tem alguma experiência com a arte de narração oral ou contação de historias.
Artigo 2º - O Encontro ocorrerá no dia 15 de setembro de 2015, das 19h as 21h,  no Teatro Carlos Carvalho da Casa de Cultura Mario Quintana, na  cidade de Porto Alegre.
Artigo 3º - o Tema será  “Causos de galpão”: contos divertidos, acontecidos no Rio Grande do Sul, que falem das nossas tradições. O Causo deverá ser essencialmente campeiro, retratando as lides e a vida do homem do campo.
Artigo 4º-  As inscrições são gratuitas e acontecerão no período entre 12 de agosto a 02 de setembro de 2015 e devem respeitar as seguintes condições:
a) Os candidatos deverão enviar a ficha de inscrição anexando uma foto,  e encaminhar  até o dia 02 de setembro   para o seguinte e-mail:  bibliotecaluciliaminssen@gmail.com
b) Deverão colocar na ficha 2 (dois)  titulo do Causo, com nome do autor ou origem deste Causo. Os títulos devem ser apresentados por ordem de preferência e será escolhido apenas um.
c) As histórias devem ter sido publicadas em livro no Brasil. Segue anexo uma bibliografia como sugestão .
Artigo 5º-
 Cada apresentador terá um tempo máximo de 10 minutos para contar a história.
Parágrafo único: O contador deve respeitar o horário pré-estabelecido. Caso ocorra atraso haverá uma tolerância de 10min. e após será substituído o contador.
 
Artigo 6º - A comissão organizadora realizará a  seleção dos artistas /participantes  e os que forem selecionados irão contar um causo durante o Encontro.
       a) Os participantes irão receber certificado e brindes.
Parágrafo único: O Resultado será divulgado dia 05 de setembro quando será elaborado  o programa com nome dos participantes  e a divulgação do evento .
Artigo 7º - Para qualquer esclarecimento sobre este Encontro, os interessados poderão entrar em contato com a Biblioteca Lucilia Minssen no 5º andar da Casa de Cultura Mario Quintana, pelo fone: (51) 3225.7089 ou e-mail: bibliotecaluciliaminssen@gmail.com
 
 
 
 
 
Bibliografia recomendada:
Aparicio Silva RILLO –
Rapa de tacho (causos gauchescos, Ed. Tchê, 1982)
Rapa de tacho 2 (causos gauchescos, Ed. Tchê, 1983)
Rapa de tacho 3 (causos gauchescos, Ed. Tchê, 1984)
 
João SIMÕES Lopes NETO –
Cancioneiro Guasca (1910),
Contos Gauchescos (1912)
Lendas do Sul (1913)
Casos do Romualdo (1914).
 
Ao Pé do Fogo - Causos Gaúchos de Paulo C. Vieira
Assado com Pimenta - Causos de Galpão de  Severino Rudes Moreira
Como diz o gaúcho - DITADOS GAUCHESCOS e outras curiosidades de Severino Rudes Moreira
Contos Galponeiros de João Carlos Mascarenhas Alves Pereira
Histórias para Arrepiar de Leon Hernandes Dziekaniak
Histórias Populares... E Outros Contos de Caçapava do Sul de  Arinita Busatto Saldanha, Emanuele Wilke Teixeira,.
Memórias Novas e usadas de Manoel dos Santos Martins
Sob a Luz do Lampião de Severino R. Moreira
Bruxa Gaudéria e o Bando de Louco de Rose de Porto Alegre
Santas prostitutas  de Antonio Augusto Fagundes